Cauterização capilar: para que serve e como fazer?

Cauterização capilar: para que serve e como fazer?

Por que fazer cauterização capilar?

Por ser um poderoso tratamento estético. A cauterização capilar sela a estrutura dos fios, eliminando o frizz, reduzindo o volume e deixando o cabelo macio, suave e gostoso ao toque. Sua profunda hidratação utiliza os recursos da queratina e do calor.

Cauterização caseira ou no salão?

Hoje, encontra-se em muitos lugares tutorias para fazer a cauterização em casa. Porém, para alcançar o resultado desejado, você deve fazer a cauterização capilar no salão, de maneira profissional. Desta forma, você tem a reconstrução e selagem da cutícula dos fios danificados, quebradiços e frágeis, transformando-os em fios sadios e viçosos. O seu efeito é temporário, porém duradouro. O ideal é que se repita o procedimento de meses em meses, de acordo com a necessidade da pessoa.

Quando é indicado cauterizar os fios?

A cauterização capilar é recomendada para cabelos agredidos pelos fatores externos, tais como: sol, vento, poluição e procedimentos químicos, que tornam nossas madeixas danificadas, quebradiças, finas e frágeis, necessitando urgentemente de uma restauração profunda e reparadora.

A indicação também vale para mulheres grávidas, caso os produtos utilizados não contenham formol ou substâncias nocivas em sua composição.

cauterizacao

Como é feita a cauterização capilar?

O procedimento pode variar de acordo com o profissional e o kit de produtos que ele utiliza, mas a realização da técnica geralmente é feita da seguinte forma:

  1. Lavagem do cabelo: utilizando shampoo anti-resíduos específico, para a abertura de cutículas dos fios. Nesta parte, o objetivo é abrir os canais capilares para receber e absorver completamente o produto da selagem;
  2. Aplicação de queratina: após a lavagem, é feita a aplicação de um poderoso creme selante combinado a doses de queratina.
  3. Uso de calor: para concluir, é realizada a etapa térmica, onde o cabelo é escovado e pranchado. A chapinha deve ser passada mecha a mecha (bem finas) e cada uma delas deve ser alisada por 5 a 6 vezes.

Cuidados após realizar uma Cauterização Capilar

Após fazer este poderoso tratamento de reconstrução nos fios, alguns cuidados podem ajudá-la a manter os fios saudáveis. São eles:

  1. Não lavar os cabelos com shampoos de limpeza profunda ou com ação anti-resíduos;
  2. Diminuir a quantidade de vezes que lava o cabelo;
  3. Dar preferência a produtos de boa qualidade e/ou específicos para cabelos quimicamente tratados;

Já que estamos tratando da saúde dos fios, é bom focar nisto durante um tempo. Ou seja, nada de realizar outros tratamentos e procedimentos no salão, como aplicação de tintas e alisamentos. Recupere por completo seus fios antes de querer modificá-los.

cauterizacao

Cauterização capilar alisa o cabelo?

A impressão que dá é que a cauterização capilar alisa os fios. Esse efeito acontece por conta do cabelo ficar extremamente hidratado e macio. Porém, a cauterização apenas reconstrói os fios e remove os frizz, não modificando sua estrutura. O efeito liso desaparece após algumas lavagens, mas seus efeitos de hidratação, suavidade, brilho e maciez permanecem por um longo período.

A única forma da cauterização alisar o cabelo, é quando ela é unida a escova progressiva. Neste caso, além dos produtos hidratantes e da queratina, utiliza-se formol ou substância similar em seu procedimento, tendo assim o cabelo alisado pela alteração da sua estrutura.

Gostou de saber como a cauterização pode ajudar a tornar seu cabelo mais bonito e saudável?

Entre em contato com nós do Salão Smart Hair e marque agora mesmo sua cauterização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *