Mitos e verdades sobre escova progressiva

Mitos e verdades sobre escova progressiva

A escova progressiva faz muito sucesso entre as mulheres. O procedimento alinha os fios, deixando-os menos volumosos e mais fáceis de cuidar. Para quem busca praticidade para o dia a dia, a escova progressiva cumpre o papel desejado. Porém, muitas dúvidas surgem quando o assunto é o formol usado nas escovas progressivas. Será que faz mal à saúde? Por falta de informação, muitas pessoas acabam prejudicando os fios e se submetendo a procedimentos de má qualidade e feitos por profissionais incapacitados.

O que é escova progressiva?

A escova progressiva é um método de alisamento e redução de volume dos fios. Também diminui o frizz e recebe esse nome porque, a cada vez que se realiza o procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina uma quantidade de 0,2% de formol na concentração dos produtos de escova progressiva.

Quem pode fazer escova progressiva?

O procedimento é indicado para mulheres com cabelos crespos e volumosos. As loiras precisam ficar atentas, pois algumas escovas progressivas podem desbotar o tom. É necessário passar pela avaliação de um cabeleireiro para verificar se o fio está em boas condições para receber o procedimento.

Quanto tempo dura o efeito da escova progressiva nos cabelos?

Geralmente os efeitos da escova progressiva duram de três a cinco meses, dependendo do fio e da frequência de lavagens, já que o produto tende a sair conforme o cabelo é lavado.

Selecionamos as perguntas mais frequentes a respeito do procedimento e desvendamos os mitos e verdades sobre a escova progressiva.

Escova progressiva só alisa se tiver formol

Mito. Algumas marcas já substituem o formol por outros ativos que oferecem o mesmo resultado, como é o caso dos silicones.

Usar shampoo com sal faz a progressiva durar menos

Verdade. O shampoo com sal realiza uma limpeza profunda no couro cabeludo e abre as cutículas do fio.

Todas as escovas progressivas são iguais?

Mito. Existem inúmeros tipos de escova, como a definitiva, marroquina, inteligente, de chocolate, entre outras. Cada uma provoca um efeito diferente nos fios.

Os cabelos com química reagem melhor que os cabelos virgens?

Verdade. O cabelo que não recebeu nenhum tipo de química tem as fibras de queratina em perfeito estado. Dessa forma, o produto da escova progressiva tem mais dificuldade para penetrar no fio e alisá-lo.

Quem faz escova progressiva precisa hidratar sempre os fios?

Verdade. Os cabelos com escova progressiva precisam de hidratações para repor os nutrientes perdidos e deixá-los macios e brilhosos.

A escova progressiva faz mal à saúde?

Depende. Se a aplicação for realizada de forma correta e por um profissional capacitado, os riscos são minimizados. Dentre as complicações que podem ocorrer, estão: queimadura, descamação do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência nos olhos, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Certifique-se de realizar o procedimento em um salão confiável com profissionais qualificados.

O efeito da escova progressiva é sempre muito artificial?

Depende. Em alguns casos, realmente o resultado fica com aparência de alisado, mas algumas escovas à base de silicone, por exemplo, dão um aspecto mais natural às madeixas.

Grávidas podem fazer a escova progressiva?

Mito. É recomendado que as gestantes não façam o procedimento, pois são usadas químicas que podem afetar a saúde do bebê.

Deve-se fazer um teste de mecha antes da utilização do produto?

Verdade. É necessário realizar o teste de mecha para verificar se o cabelo está apto a receber a escova progressiva. Os cabeleireiros devem fazer o teste antes de aplicar o produto.

Escova progressiva faz o cabelo cair?

Depende. Se o produto utilizado não estiver de acordo com as normas da ANVISA, existem sim grandes chances de seu cabelo cair. Porém, isso também depende da saúde dos seus fios. Não é recomendado fazer a escova progressiva em cabelos muito fragilizados.

Onde realizar escova progressiva?

No salão Smart Hair, salão de beleza na Tijuca, você encontra profissionais qualificados e dispostos a tirar todas as suas dúvidas. Agende um horário e venha conhecer o nosso salão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *